Até que ponto é viável realizar Sessões Sensuais Gratuitas

Em meu primeiro artigo “Como entrar para fotografia Sensual” passo algumas das minhas experiências e dou algumas dicas e entre elas está o seguinte.
“Pratique muito antes de oferecer seus serviços. Hoje contamos com amigas, colegas, primas, namoradas, esposas, etc, pessoas que confiam em você, elas serão as pessoas que irão lhe ajudar a ter suas primeiras experiências. Lembrando que estas fotos não serão para montar seu portfólio e sim para que exercite os conhecimentos adquiridos com os estudos.”
Todos nós no início precisamos recorrer a pessoas mais próximas para servirem de modelo, seja no momento dos estudos iniciais ou mesmo para montar um portfólio interessante, até ai sem problemas.
O que vem acontecendo é que estão confundindo um pouco esta questão do portfólio e tem muito “fotógrafo” que vem oferecendo de forma gratuita sessões para metade da cidade e quando digo isso, não estou me referindo somente a região que atuo, mas sim num geral. Tenho passado madrugadas conversando com vários fotógrafos de cidades, estados e até países diferentes, claro que, aqui no Brasil isso tem acontecido com muito mais frequência.
Modelo: Bruna Kalafaty
Modelo: Bruna Kalafaty
Muita gente reclama que o mercado tem se “prostituído” com valores cada vez menores, mas hoje, também na categoria do sensual, pior do que brigar com valores baixos esta sendo lidar com pessoas que estão oferecendo de forma gratuita.
Para quem esta iniciando ou mesmo já trabalha no meio fotográfico, sabe o quanto esta mais caro para se manter nesta profissão, valores de equipamentos nas alturas, acessórios, especializações (sem elas é impossível progredir), investimento para melhoras no estabelecimento e por ai vai.
Juntamente com os convites gratuitos, sempre tem a defesa que o material será para um novo projeto. Quem realmente quer viabilizar um projeto que se prese, que realmente tenha um significado e atraia a atenção de um número maior espectadores, sabe que isso exige muito tempo, grandes parcerias e um investimento que quase sempre é bem alto. Desta forma como um bom projeto pode ir pra frente se já esta começando sem ter um custo, ou mesmo um orçamento para executa-lo.
Modelo: Bruna Kalafaty
Modelo: Bruna Kalafaty
Então você que esta começando, realize seus trabalhos gratuitos, monte seu portfólio, mas para isso você não precisa ter uma dúzia de sessões ou convidar seu bairro inteiro, de 3 a 4 sessões bem trabalhadas e com estéticas diferentes, já é o suficiente para começar a vender seu trabalho, antes ter pouco e com qualidade do que ter muito sem qualidade alguma, resumindo “Menos é Mais”.
É preciso analisar muito alguns fatores porque, além de você oferecer um trabalho gratuito, caso a modelo escolhida não goste das fotos, com certeza além de não lhe ajudar a divulgar  e será uma das primeiras a falar mal de seu trabalho, justamente para um outro profissional e isso na prática é péssimo para rua carreira que corre o risco de nem começar.
Para finalizar, tome muito cuidado para não ser confundido (a) com maus “profissionais”, hoje tem muito picareta no mercado, que estão usando este segmento da fotografia sensual atraindo mulheres e já com más intenções, que esta em jogo não é a fotografia e sim o de ver mais uma mulher nua.
Nos últimos meses surgiram denuncias em vários estados e uma das que mais repercutiu foi  a de um fotógrafo do Rio de Janeiro que foi denunciado por várias modelos.
Um bom profissional, nunca trabalha sozinho, sempre estará acompanhado de alguma auxiliar, produtora, maquiadora, ou mesmo uma pessoa de confiança da modelo/cliente, alguns usam a desculpa de quanto menos pessoas no local, mais a cliente/modelo se solta, se você já ouviu ou leu isto, me desculpe, é tudo conversa, tanto que qualquer trabalho bem elaborado sempre terá uma grande equipe por trás e isso não atrapalha o andamento da sessão. Quando uma mulher esta acompanhada de alguém de confiança dela ou mesmo sabe que na equipe tem outra mulher que ira lhe auxiliar com certeza ela ficará muito mais tranquila ira reagir melhor às fotos.
Ai você pergunta – Mas para ter uma auxiliar ou equipe terei custo? E eu lhe respondo, – Este é mais um motivo para não se trabalhar de graça.
Modelo: Bruna Kalafaty
Modelo: Bruna Kalafaty
Deixo aqui o vídeo “Ensaio Sensual – Tutorial para Modelo” produzido pela excelente fotógrafa e referência em autorretrato, Elizabeth Borges que compartilha dicas para mulheres comuns e também é uma aula para fotógrafos(as).
Bora valorizar sua profissão, caso não o fizer pode ter certeza que ninguém ira fazer por você.
Espero que possa ter ajudado com mais este artigo, qualquer duvida estou a disposição, o portal também esta recheado de artigos sensacionais, se gostou clique no curtir e compartilhe com os seus amigos (as).
Abraço e até o próximo artigo.
As fotos que compõe este artigo foram realizadas no nosso estúdio.
A produção foi da própria modelo com algumas dicas passadas por nós no briefing.

Fotografia de Paulo Roberto
Auxílio fotográfico e Making of – Ione Leite

Comentários