Apresento
um resumo das questões mais importantes da fotografia digital,
apresentadas por nossos alunos nestes últimos 20 anos. Todos reclamam que falta
um “tira dúvidas” em nossa literatura técnica. Como resposta decidi
apresentar-vos algumas questões básicas sobre a fotografia digital.
Caso no
final da leitura tenha alguma dúvida queira posta-la nos comentários, para que
possamos manter este blog sempre atualizado, ok?
O que é fotografia
digital? A fotografia
digital se assemelha um minúsculo mosaico, formado por pequenos quadradinhos
coloridos, denominado pixels, abreviação de picture elements, em inglês. Cada
imagem digital é formada por grande número de pixels, sendo que cada um deles
tem uma única cor e uma única posição na imagem.
O que é
pixel? Pixel,
abreviação de picture element é a unidade da imagem digital. Um pixel é o menor
ponto que forma uma imagem digital, sendo que a partir do conjunto de milhares
de pixels começa a surgir a imagem visível. São aqueles quadradinhos quando se
amplia a imagem no visualizador do Windows ou em programas de edição de
imagens, com o Photoshop.
O que é
megapixel? Megapixel
na verdade é apenas um número ligado a qualidade da imagem digital, um CCD com
3 megapixel é um CCD onde o produto de seus pixels na horizontal pelos pixels
na vertical é da ordem de 3 milhões de pixels. Uma câmera
digital que tem 3000 pixels na horizontal e 2000 pixels na vertical tem 6 000
000 pixels, ou seja, 6 megapixel (prefixo mega é igual a milhão). Em termos
práticos, uma imagem de 3 megapixels gera uma excelente impressão em papel
fotográfico, processo químico, no tamanho 10 x 15 cm.
Calculo
de Resoluções e tamanhos Ex: Maior lado da imagem 3888 pixels: 3888 dividido
por 300 pixels (alta resolução) = 12.96 polegadas . 2,5 cm (tamanho da
polegada) = 32,4 cm. Consulte o manual de sua câmera, veja os tamanhos de
imagem em pixels e monte sua própria tabela.Qual é a relação entre a qualidade
da imagem e o número de pixels?A qualidade da imagem é diretamente proporcional
ao número de pixels que forma a imagem. Maiores sensores de imagem produzem
maior número de pixels que por sua vez irão gerar imagens digitais de melhor
qualidade.Full Frame Reflex Digital, fator de corte de imagem 1.1 x – tamanho
24 x 36 mm1.3x Fator de corte, tamanho 28.7 mm x 15 mm1.5x Fator de corte
tamanho 18 x 24 mm1.6x Fator de corre, Tamanho 22.5 x 15 mmQuanto maior a área
do sensor, melhor a qualidade da imagem.
O que é
um CCD? CCD
significa charge-coupled device, ou seja, dispositivo de carga acoplada. É um
sistema eletrônico formado por fotodiodos onde a luz incidente produz
diferenças de potencial que são proporcionais a quantidade de luz incidente.
Assim, quanto mais luz atingirem os fotodiodos que formam o CCD maior é a
voltagem: esta é interpretada pelo sistema eletrônico da câmera e associa esses
valores aos tons presentes na cena fotografada.
O que é
um CMOS? CMOS
significa Complementary metal-oxide semicondutor, é produzido com tecnologia
mais simples que os CCD e, portanto mais econômicos. Atualmente a qualidade dos
detectores CCD são superiores aos CMOS.Há diversos tamanhos de sensor e o
formato padrão é baseado no filme 35 mm cuja área é 36×24 mm. Câmeras com
sensor desse tamanho são conhecidas como “Full Frame” (quadro inteiro). Além
dos sensores Full Frame temos os sensores menores, chamados de APSC que possui
cerca de 50% da área de um sensor full frame (crop factor ou fator corte) que
correspondem ao sensor imagens de tamanho 18x24mm.
O que é
resolução de uma câmera digital? A resolução de uma câmera digital é basicamente o
produto do número de pixels na horizontal pelo número de pixels na vertical,
quanto maior esse número, melhor é a qualidade da imagem. Agora cuidado, pois
os valores em megapixel podem ser reais ou interpolados. A regra é 72 dpi,
resolução de imagem para mídia eletrônica, como e-mail, publicação de imagens
na internet e 300 dpi para impressão em gráfica ou laboratório fotográfico.
Caso pretenda fazer banners ou imprimir cartazes, pergunte antes, qual a
resolução recomendada.
O que são
formatos de arquivo: TIFF, JPEG e RAW? Os arquivos produzidos pelas câmeras podem ser
formatados de diversos modos. Os tipos mais importantes e populares para a
gravação dos arquivos são os formatos TIFF e JPEG. Os arquivos JPEG são mais
compactos, comprimidos, isto é, economizam espaços de memória e são suficientes
para a maior parte dos usos de imagens digitais. Os arquivos TIFF são arquivos
maiores, que consomem maior quantidade de memória e devem ser usados em
situações onde a qualidade deve ser preservada. Os arquivos RAW são os arquivos
nativos do CCD ou CMOS que ainda não foram processados, permitindo maiores
possibilidades de correção em editores específicos de imagens, como Lightroom e
Câmera Raw, Os arquivos RAW são importantes, pois são econômicos em termos de
memória e servem como negativos digitais, para manipulação e finalização
posterior.
O que é
DPI? DPI
significa dots per inch, isto é, pontos por polegada. É uma expressão importada
das artes gráficas, na fotografia digital é mais conveniente o uso da expressão
ppi, ou seja, pixels per inch ou pixel por polegada. Embora alguns programas de
edição de imagem utilizem também a expressão pixels por centímetro, o mercado
adota dpi ou ppi.Câmeras digitais e câmeras convencionais: conceitos e
limitaçõesAs câmeras digitais obedecem basicamente aos mesmos modelos das
câmeras convencionais, isto é, podem ser compactas, prosumers, câmeras reflex
profissionais, câmeras de médio formato e câmeras de grande formato, estes
últimos, para fotografia editorial, moda e publicidade. Também podem ser
utilizadas para fotografia cientifica ou criminalista.
Quais as
principais vantagens da câmera digital em comparação com a câmera
convencional? As
principais vantagens das câmeras digitais são a velocidade na obtenção da
imagem, no seu tratamento e envio por meio da internet e custos de operação
reduzidos.
Como
ajustar a câmera digital antes de usá-la? De forma geral, não são grandes
as dificuldades na operação das câmeras digitais – na maioria das vezes leitura
no manual do fabricante sem conhecimento prévio dos termos técnicos utilizados
não são suficientes. A instalação das baterias e colocação de cartão, já
formatado pela câmera, para a gravação das imagens são passos essenciais. As
providencias posteriores serão abordadas logo mais. Fique tranquilo.
Quais
programas a serem utilizados no computador? Os programas que devem ser instalados no computador,
são aqueles que acompanham o manual de instruções de sua câmera, também
conhecidos, por “programas proprietários” para tratamento de magens em Raw, e
mais para frente, programas para a manipulação de imagens mias complexos como o
Adobe Photoshop e Lightroom. Para quem está iniciando e quer efetuar
manipulação básica em suas imagens, com pequenas correções, experimente PICASA,
é gratuito, basta procurá-lo no Google.
Cuidados
com uma câmera digital Os cuidados que se deve ter com uma câmera digital
são os mesmos que devemos ter com uma câmera convencional. Devemos mantê-las em
locais secos e ventilados (estojos de plástico ou couro devem ser evitados), e
não devemos guardá-las por muito tempo com suas baterias. É claro que esses
instrumentos são delicados e devem ser manuseados com cuidado e atenção. Em
locais perto de praia, os cuidados devem ser redobrados devido à maresia.
Altas e
baixas temperaturas também danificam seu equipamento O mesmo ocorre em climas ou
ambiente úmidos ou de PH ácido. como a poluição da Cidade de São Paulo ou da
Cidade do México. Recomendamos providenciar caixa de isopor com tampa, na
medida de sua câmera e lente.
Coloque a caixa tampada, com tudo dentro, sobre uma prateleira aberta, em local
fresco e seco. Não deixe a câmera parada por muito tempo. Ligue-a e use-a com
frequência e mantenha a bateria sempre com carga, como no seu celular. Com o
avanço da micro eletrônica, os produtos saem da fabrica com tempo de vida
pré-determinado, se submetidos ao uso regular. Caso esteja fora de uso por
muito tempo, sua durabilidade será abreviada. Esta história de “vou guardar
para não gastar” não existe mais…
O que é
interpolação? Algumas
câmeras aumentam o tamanho dos arquivos, utilizando uma técnica denominada
interpolação. Na imagem interpolada, pixels extras são inseridos entre os
pixels capturados. A estes pixels extras são atribuídos valores de cor que
estão entre aqueles que o rodeiam. Assim se consegue que a imagem fique maior
sem aparente perda de qualidade.
Ruído na
imagem Entende-se
por ruído na imagem digital, milhares de minúsculos pontos multicoloridos que
aparecem na imagem e que não fazem parte daquilo que foi fotografado. Como se
fosse imagem desenhada na areia úmida da praia, ou ainda a granulação do filmes
de alta sensibilidade, por exemplo. Quanto menor o tamanho do sensor digital,
maior a taxa de ruido. Outro fator que colabora com a produção de reuidos são
“dead pixels”, fixela mortos. Com o uso, algumas cecluas do sensor queimam,
gerando pontos pretos na imagem. As assistencias tecnicas autorizadas possuem
programas especificos para mover estes pontos preto para a borda da imagem,
deixando a imagem gerada novamente limpa. O ruído é criado por sinais
elétricos não desejados gerados por instabilidades do sensor de captura de
imagem. Estes ruídos acabam por confundir o sensor e aparecem como centenas de
pequenos pontos coloridos dando impressão de “granulação” ou pouca definição.
Isso acontece quando aumentamos muito o ISO na câmera. Quando aumentamos o ISO
amplificamos também a potência do sinal gerado pelo pixel e o ruído, antes
desprezível, acaba aparecendo junto. Quando se utiliza ISO baixo, entre
100 e 400 o ruído é desprezível e não precisamos ter receio. Para ISO acima
deste o ruído pode ser mais perceptível. Outra maneira de se produzir ruídos é
a interpolação da imagem, muito comum nas câmeras compactas.O CCD, sensor que
captura a luz e a transforma em informação digital, é passivel de atrair grãos
de poeira. Isto acontece porque durante a foto ele fica exposto e carregado de
grande quantidade de energia elétrica, o que o torna um “imã” de pequenas
poeiras.Percebe-se que o CCD está sujo quando aparecem pequenos pontos nas
fotos digitais que estão sempre no mesmo lugar. Uma boa forma de localizar
estes pontos é fotografar uma parede ou cartão branco, os pontos escuros que
aparecem são sujeira impregnadas no sensor. Estes pontos não causam
prejuízo ao funcionamento da câmera, mas devem ser removidos para que as fotos
não fiquem com pontos indesejáveis. Esta limpeza deverá ser efetuada pela
assistência técnica de sua confiança. Alguns modelos possuem nos menus um
modo de limpeza do CCD. Quando acionado este modo o espelho se levanta, a
cortina abre e o CCD fica exposto sem estar energizado, desprendendo assim a
poeira acumulada. Por fim, o tamanho do sensor também influencia na
formação de ruidos. Os sensores full frame apresentam menor taxa de ruído, se
comparados aos sensores das câmeras compactas. Para melhor aproveitamento de
sua imagem, faça o corte enquanto estiver fotografando. Qulaquer corte
posterior poderá comprometer a resolução de sua imagem.
O que é
efeito artifacting ? São ruidos e distorções da imagem causado por defeitos no sensor, no
processamento da imagem ou ainda devido à baixa qualidade do sistema optico das
cameras digitais
Tamanho
do cartão Com a
chegada de cartões de memória com maior capacidade de armazenamento, ficamos
tentados a adquiri-los pois podem carregar mais de 600 imagens em alta
resolução. O risco de descarregar muitas imagens num cartão apenas pode
levar à perda de todas as fotos de uma viagem.A forma mais comum de perder as
imagens de um cartão é tentar retira-los enquanto a câmera está acessando as imagens
(o que é mais comum) ou então por defeito de fabricação (mais raro). Além
disto, poderá danificar todo o sistema de arquivos do cartão, corrompendo a
demais imagens.
Alguns
cuidados com o cartão Mantenha os cartões de memória bem longe de campos magnéticos, como
imãs, aparelhos de tv, alto-falantes etc; Mantenha os cartões em ambientes
frescos; não os deixe dentro do porta luvas de seu carro em um dia quente ou
exposto ao sol; Mantenha os cartões secos; não os exponha a condições
quentes ou úmidas imediatamente após sair de uma sala com ar-condicionado, ou
de ambiente umido, com banheiros, lavatórios, lavagem de carros; Insira os
cartões de memória nas câmeras ou nos leitores de cartões com cuidado. Força em
excesso pode danificar os contatos;Mantenha os cartões de memória livres de
poeiras. Os contatos são extremamente sensíveis e podem ser facilmente
danificados por pequenas partículas de sujeira. Onde houver areia ou pó, não
retire o cartão da câmera, a não ser que você esteja protegido dentro de um
ambiente limpo e sem sujeira;Guarde sempre os cartões de memória dentro de seus
estojos de plástico sempre que não estiverem em uso. Alguns fotógrafos o
colocam no bolso da camisa, sem nenhuma proteção. O suor nos terminais poderá
queimar o cartão e danificar seriamente sua câmera; Após descarregar suas
imagens, formate o cartão pela sua câmera, nuca no computador, para nova
utilização. Este procedimento é melhor do que simplesmente excluir as imagens
presentes no cartão. Ao formatar, você estará reiniciando o sistema de arquivos
a uma condição ideal de operação; Os fabricantes afirmam os cartões de
memória tem uma vida útil estimada entre 300.000 e 1.000.000 de horas; Um
ponto que gera bastante controvérsia é quanto ao descarregamento das imagens.
Afirmam também a limitação de inserções do cartão, está em torno de 50.000
vezes. Mas, na pratica é muito difícil verificar este grau de eficiência, pois
a cada 6 meses os cartões costumam ser substituídos por outros, de maior
capacidade e menor custo;Por vias de dúvidas, recomendamos você adquira uma
série de cartões entre 4 a 8 GB, ao invés de utilizar cartões mais pesados;
Qualidade
do arquivo JPG? Quando
usamos arquivos JPG, podemos selecionar sua qualidade ou taxa de compressão,
entre básica, normal ou fina (padrão câmera digital Reflex Nikon) ou normal e
fina (padrão câmera digital Reflex Canon) , e respectivo tamanho. Os
arquivos JPG são arquivos compactados, ou seja, usando artifícios de
programação, quando guardados ficam menores do que os arquivos abertos no
computador.As compactações podem acarretar perda de qualidade ou não.
Compactações sem perda de qualidade normalmente são pouco eficientes, já
aquelas com perda de qualidade conseguem taxas de compactação maiores.
A
compactação do JPG acarreta perda de qualidade Quanto maior o fator de
compactação utilizado maior a perda de informação e a degradação da
imagem. Só devemos utilizar nossas câmeras digitais em baixa qualidade se
a imagem que estamos gerando realmente não tem compromisso. A qualidade
intermediária das câmeras, entretanto, permite uma qualidade um pouco maior,
suficiente para uma boa impressão. Arquivos em jpeg se corropem com facilidade.
Caso queira preservar suas imagens digitais, utilize um editor de imagens, como
o Photoshop, por exemplo e converta-os para extensão TIFF ou PSD.
Arquivo
RAW é útil? Os
arquivos RAW são cópias das informações gravadas pela luz no CCD. Eles não
sofrem tratamento posterior dentro da câmera e, portanto podem ser processados
a posteriormente.Como não recebem nenhum tipo de tratamento, nem compactação,
normalmente ocupam grande espaço, podendo facilmente chegar a 40 megabites.Toda
câmera digital que produz arquivos RAW, traz junto um CD com programas para
processamento destas imagens e conversão para formatos de arquivos mais
populares.A vantagem deste tipo de arquivo é que toda decisão de tratamento
como aplicação de filtro como nitidez, cor ou contraste pode ser feitas depois
sem que haja perigo de erro por pressa ou desconhecimento do
fotógrafo. Fabricantes e puristas afirmam que um arquivo gerado
primeiramente em RAW e depois tratado nos editores de imagem, tem mais
qualidade que um arquivo feito em JPG. A realidade é que a maciça maioria dos
fotógrafos não usa RAW, porque o ganho de qualidade se não é imperceptível,
pelo menos é bem próximo disto. Recomenda-se que os arquivos Raw, após tratados
sejam também convertidos para extensão TIFF ou PSD. São extensões mais pesadas,
não são comprimidas, nem corompe com facilidade.
Estabilizador
de Imagem? Função:
Ativar a redução do tremor da câmera permite fotografar com velocidades de
obturador aproximadamente dois valores mais lento (de 1/60 para 1/15) sem que a
qulidade final fique comprometida. Os efeitos de redução da vibração podem
variar dependendo das condições individuais e de disparo.
Dicas: Defina o botão ON/OFF de redução
do tremor para ON para ligar a redução de vibração.O tremor da câmera é
reduzido quando o botão de disparo do obturador é pressionado ligeiramente. A
focagem automática e a focagem manual, assim como enquadramento preciso do
motivo, serão mais lentos porque a estabilização da câmara visível através do
visor também está reduzido. Para desativar a redução do tremor, defina o
botão ON/OFF de redução da vibração para OFF Os primeiros estabilizadores de
imagem para reduzir o tremor surgiram no princípio dos anos 60. Estes sistemas
eram capazes de compensar ligeiramente a vibração da câmera fotográfica e os
movimentos involuntários. Estavam baseados em mecanismos controlados mediante
giroscópios, com os que se podiam cancelar os movimentos não desejados mudando
os elementos da lente em direção oposta. Hoje em dia, o uso de
estabilizadores de imagem se aplica em câmeras, videocâmaras, telescópios,
binóculos e também em óculos, os mais comuns são os seguintes. Alguns modelos
de câmeras compactas mostram uma mãozinha, alertando que a imagem poderá ficar
tremida.
Estabilizador
de Imagem Óptico É um sistema mecânico aparte da câmara que incorpora duas superfícies
ópticas flutuantes paralelas ao interior da lente que atuam como um tipo de
prisma flexível. Quando a câmara se move, o movimento é eletronicamente
detectado onde gera uma voltagem que faz mover as lentes. Isto altera o ângulo
da luz que atravessa o prisma e envia a imagem ao sensor na direção oposta ao
movimento que realiza a câmara. Por tanto, estabiliza a imagem antes de ser
processada. Já que a imagem completa do sensor é usada com a estabilização de
imagem óptica, não se obtém perda de qualidade da mesma. Sistemas comerciais
famosos de estabilização óptica são esat IS, Nikon VR e Panasonic Lumix (e
Leica) Mega OIS O estabilizador óptico de imagens é um dos melhores
recursos no combate a fotos tremidas causadas pelo eventual movimento da câmera
durante o disparo, problema que tanto aflige os usuários das compactas. Os
fabricantes adotam diferentes tecnologias, mas no geral este sistema detecta a
vibração do sensor e, por meio de processo mecânico, faz a compensação de seu
movimento.Estabilizador Mecânico para descolamento do CCD ou CMOSComparável ao
método anterior, mas em vez de mover a lente move-se o sensor de imagem.
Utilizado em várias câmaras fotográficas digitais, incluindo Sony Alpha
(herdado de Konica Minolta), Fuji, Olympus, Ricoh Caplio e Casio Exilim.
Estabilizador
de Imagem Digital É um sistema eletrônico que atua diretamente sobre a imagem obtida no
sensor da câmara. Neste tipo de sistema, a superfície da imagem útil é
ligeiramente menor que a superfície da imagem. Quando a câmara se move, o
enquadramento menor se desloca entre a área maior do sensor CCD tratando de
compensar o movimento. As maiorias das câmeras Sony utilizam estabilizador
óptico. O recurso, chamado Steady Shot, permite o movimento do sensor CCD, na
horizontal ou na vertical.No caso das câmeras da Nikon e Canon, o sistema estabilizador
costuma estar localizado nas lentes. Estabilizadores ópticos eficientes
minimizam, de fato, os efeitos do tremor da câmera e possibilitam fotografar
com a máquina na mão sob condições de luz um pouco mais precárias do se
conseguiria sem ele. Porém, não se iluda: movimentos bruscos com a câmera
dificilmente serão compensados. E conforme a luz ambiente reduz, obrigando a
aplicação de longas exposições, o bom e velho tripé continua indispensável para
preservar a nitidez das imagens. O prazer de fotografar com a câmera na mão
recebe forte apoio dos estabilizadores, mas é preciso lembrar que eles não
fazem milagres. Na maioria das vezes o tremor da imagem é substituído por um
leve desfoque. Ainda que os dispositivos de estabilização sejam de grande
ajuda para reduzir ou eliminar movimentos de câmara não desejados, há de ter em
conta algumas considerações na hora de realizar tomadas em movimento. Assim,
devido aos estabilizadores de imagem, quando a câmara se desloca
intencionadamente de um lado a outro, existe normalmente uma pequena demora
enquanto a câmara trata inicialmente de compensar o movimento. Uma vez
transmitida a imagem25 do sensor para o processador, o estabilizador não pode
compensar mais o movimento e a imagem começa a se mover a deriva. Para
compensar isso o sensor capta a imagem em partes, o que gera um leve “desfoque”
na imagem final, por conta do processador.Qualquer que seja o principio
utilizado de estabilização, a imagem será prejudicada pelo desfoque ou produção
de ruídos. Recomenda-se desativa-los e adotar uso de tripé.
Espaço de
Cor ? Espaço de
cor é quantas cores sua câmera é capaz de representar, atualmente as câmeras
digitais costumam trabalhar com dois espaços de cor já bem reconhecidos e
aceitos, o sRGB (1953) e o Adobe RGB 1998). As câmeras digitais compactas
populares trabalham com o espaço de cor sRGB que possui 8 bits de cor em cada
canal, ou seja 8bits de cor no R (vermelho), 8 bits no G (verde) e 8 bits no B
(azul), sendo assim temos em cada uma desses canais 256 tons, tendo um total de
24 bits de cor em todos os canais o que representa um total de aproximadamente
16 milhões de cores. Já as câmeras digitais reflex (DSLR)
possuem a opção de ajuste desse espaço para Adobe RGB, que apresenta 16 bits de
cor em cada canal, superior a 65 mil tons de cada cor, dando um total de
aproximadamente 282 trilhões de cores no total. Parece muito não é, e de fato
é, porem temos que ver se o tamanho e a tecnologia do sensor digital em questão
combinados com o tipo e precisão do processador nos deixa representá-las.
Texto original extraído da obra:
PRIMEIRO LIVRO DIDÁTICO SOBRE FOTOGRAFIA DIGITAL – 3. Edição. “FOTOGRAFIA DIGITAL – APRENDENDO A FOTOGRAFAR COM QUALIDADE”Autor: Prof. Dr. Enio Leite, Editora Viena, São Paulo, Brasil, 2015
16 cm x 23 cm, 432 paginas.
Conheça o livro em: http://www.fotografia-dg.com/produto/fotografia-digital-aprendendo-fotografar-com-qualidade/
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