Implementar água em
uma fotografia aumenta o drama nas imagens, mas também a dificuldade na
execução. Em artigo para a Digital Photography School, o
fotógrafo Nick Fancher compara aprender a iluminar na água com
aprender a iluminar objetos metálicos e outras superfícies reflexivas.
“As poças de chuva são
incríveis. Aposto que você nunca pensou em sair depois da chuva para caçar
poças de água. Mas, como você pode ver na imagem abaixo, é exatamente isso
que eu estava fazendo”
Ele destaca que,
como o produto que estava fotografando era uma garrafa de colônia, que é
bastante pequena, a poça não precisava ser muito larga ou longa. Caso estivesse
fotografando algo maior, como uma pessoa, ele precisaria de uma poça muito
maior para usar essa técnica de fazer fotos de reflexão.
Como foi feito
Nick foi para a rua
procurando uma poça em uma superfície escura. O próximo foi pensar a altura do
flash, que ele colocou no mesmo nível que o produto – no chão. Ele explica que
se iluminasse de um ângulo mais alto, o flash iluminaria muito o solo ao redor
do produto, resultando em uma imagem menos dramática. Ele também adicionou uma
colmeia ao flash para concentrar mais a luz.
Com
um dia escuro e uma saída de flash de ¼ de potência, Nick excluiu quase toda a
luz ambiente, com uma exposição de 1/60 e abertura f/7.1. Em um dia mais
brilhante, provavelmente seria necessário um filtro de densidade neutra (ND)
para livrar-se da luz ambiente extra.
Embora o ambiente
tenha sido reduzido a uma qualidade quase noturna, ainda há reflexos do céu e
das árvores visíveis na poça. A velocidade de obturação inferior permitiu que
esses tons e formas permanecessem. Embora a poça não tenha sido especialmente
ampla ou profunda, foi suficiente para conseguir uma superfície reflexiva, veja
abaixo.
Se o céu estivesse
claro, em vez de cinza escuro, a superfície da poça seria um azul agradável e
vibrante, como se vê abaixo. Nesta foto, você pode ver como o tom azul é bom,
enquanto o primeiro plano iluminado é bastante perturbador, para não mencionar
as dezenas de pedras pequenas. Isso ocorreu porque a luz estava elevada,
iluminando o concreto em frente aos sapatos, e é por isso que é importante
baixar as luzes, de modo que estejam paralelamente ao chão.
Quando o céu esta
limpo, a superfície da poça muda para uma linda cor azul. Porém, certifique-se
de não iluminar de cima, porque como visto, o concreto iluminado faz do
primeiro plano uma distração.
Reflexo na água com modelo
Na próxima imagem,
Nick estava usando uma poça bastante larga, que era grande o suficiente para
isolar o modelo, Max. Novamente, ele colocou a luz no mesmo nível que o
modelo, e não acima, além de usar uma colmeia. A poça reflete muito
bem, embora mostre um pouco do edifício em segundo plano. Depois de terminar a
classificação da cor da imagem no Lightroom, Nick usou o Photoshop para
remover o edifício.
Para fazer isso,
selecione a área problemática e simplesmente pressione “Delete”. Se você
estiver usando o Adobe Photoshop CS6 ou CC, você verá a opção “Content Aware” (veja
abaixo). Geralmente, ele faz um trabalho digno ao preencher a seleção, mas a
limpeza menor é muitas vezes necessária. Nick usou a ferramenta “Spot Healing
Brush” para limpar as áreas restantes.
Depois de remover o
reflexo do edifício, a superfície da água parecia perfeita. Veja abaixo o
resultado final:
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