Estilos de fotografia: qual é o seu?

Confira 5 dicas que ajudarão você a definir seu estilo na fotografia, e, consequentemente, fortalecer a sua marca

Foto de Banco de Imagens: James Bold
Fotografar é uma atividade que envolve criatividade, inspiração e personalidade: basta analisar em como uma só paisagem pode ser vista de milhões de maneiras, dependendo de como o profissional por trás das lentes desenvolve cada um desses itens. Sim, fotografar é um processo artístico, e cada fotógrafo tem uma assinatura pessoal. A principal vantagem para você, fotógrafo, de desenvolver essa “assinatura” é poder tornar o seu trabalho facilmente identificável, e dar a ele a personalidade que você almeja, mas não é só isso. Quando você define o seu estilo de fotografia, também está fortalecendo a sua marca, além de estar consolidando o seu olhar profissional.
No início da sua carreira, insegurança e comparações podem ser inimigos para que esse processo flua naturalmente, é verdade. Por isso, vou te dar alguns conselhos que podem te auxiliar nessa busca! Você quer definir o seu estilo fotográfico? Então continue a leitura!
1. Defina sua área de interesse. Você precisa saber em qual nicho pretende focar. O seu resultado só será excelente se for focado em uma área específica. Prefira ser alguém especializado em uma área do que aquele profissional que se diz “bom em tudo”, sabe por quê? Pois cada área te exigirá uma técnica diferente, e bons profissionais em newborn, por exemplo, não precisam, necessariamente, ser bons em eventos. Não tenha medo de se definir assim, afinal, há espaço para todo o tipo de profissional, e se você for reconhecido no meio em que se especializar, será muito mais fácil ter reconhecimento!
2. Se especialize. Esteja sempre atualizado sobre o assunto, e se dê a oportunidade de interagir com profissionais e com conteúdo sobre fotografia. Esse tipo de conhecimento abrirá a sua mente e te trará novos ares na hora de definir o seu estilo de fotografar. Investindo em aprendizado, você tem acesso a novas informações e pode ir “montando” o seu estilo passo-a-passo.
3. Coloque em prática. Não adianta ter acesso às teorias e técnicas e não colocá-las em prática. Um bom profissional se constrói com a mão na massa. Por isso, pegue a sua câmera e teste todas as ideias que já passaram na sua cabeça. Ainda que o resultado não seja o esperado de primeira, a prática fará você aprender e, um dia, acertar! Trabalhe planos/ângulos e composições diferentes para ver o que mais te agrada.
4. Compartilhe. Sabe aquela foto que você implica e tem certeza que ficou péssima? Sob a ótica de outra pessoa, ela pode ser uma obra de arte! Temos que lembrar o quanto estamos sujeitos a depreciar nossas próprias criações, e fazer outras pessoas participarem disso pode te ajudar e muito a observar com outros olhos a sua própria criação, aprimorando sempre. Não seja tão duro com você!
5. Não tenha medo de errar! Já ouviu aquela frase “só não erra quem nunca tentou”? Você não pode ser o (a) responsável por bloquear o seu próprio processo criativo. Não se cobre tanto, não exclua fotos que não gostou – pelo contrário, guarde-as e avalie só depois de um tempo. Você precisa se lembrar que todo grande profissional passou por essa fase e que “travar” só adia a possibilidade de conseguir se encontrar no seu estilo fotográfico. No mais, tudo aquilo que faz o seu coração bater mais forte em termos de fotografia deve ser levado em consideração. Cada criação fotográfica é única, e a sua não será diferente, se você não se sabotar e deixar fluir a sua criatividade!
Você sente que já tem um estilo fotográfico que é só seu? Como você o definiria? Aproveito para te convidar, se você está começando a fotografia ou já está algum tempo mas sente que não decola, a participar do workshop 100% gratuito e online. Saiba mais: www.meunegociodefotografia.com.br. Te vejo no próximo artigo!

Comentários