Por ser amador, fotografo muito bem!

Vejo a cada dia que passa as pessoas desvirtuando o significado da palavra amador, é muito comum ouvirmos fotógrafos “se desculpando” por certas fotos porque são amadores, quando na verdade eles querem dizer que são iniciantes. Amador é quem ama! Aquele que trabalha sem remuneração. Em contra partida temos os profissionais que são aqueles que exercem, por dinheiro, uma ocupação. E aqui estamos falando de duas artes, a fotografia e a “arte” de viver dela ;-)
Existem muitos concursos onde os fotógrafos podem se inscrever em duas categorias: Amadores ou profissionais, ou seja, são tratadas  como categorias distintas e uma exclui a outra, quando na verdade elas se complementam.
Outra coisa que me assusta às vezes são colegas de profissão reclamando que o mercado está difícil porque está cheio de amadores?! Ou que não adianta você estudar e se dedicar porque vem um “amador” e cobra mais barato! Bom, o mercado não está difícil, existem “clientes” para todos os bolsos e qualidades técnicas, de iniciantes até aos especialistas, mas percebo que o amor dedicado à sua arte muitas vezes convence mais do que a exímia qualidade. Mas também desconfio que isso não é só na fotografia.
No meu workshop que é exclusivamente para amadores, e na sua maioria iniciantes, sempre tem um ou dois alunos que possuem mais de um curso e alguns que já estudaram fotografia até em outros países, mas que querem, justamente por serem amadores, participar  dessa atmosfera de 8 horas de fotografia, estudando, praticando, e também estando junto com outras pessoas que dedicam o mesmo amor que elas a essa arte, são alunos que vem de outros estados, que acordam muito cedo, mesmo tendo trabalhado até tarde, só para poderem compartilhar a sua paixão.
Para se profissionalizar, hoje em dia temos a nosso favor o acesso aos equipamentos cada vez melhores e a Internet com todos os tipos de tutoriais, fóruns, artigos e conhecimento para podermos estudar, nos qualificar e nos especializar.
A única coisa que não se aprende é o amor pela fotografia, esse é resultados de muitas variáveis como nosso meio, os filmes, os livros, os lugares e as pessoas que conhecemos.
Eu realmente acredito que para ser um bom profissional, você precisa ser um bom amador e conseguir manter essa essência na sua carreira.
É preciso ser amador.

Comentários