Dicas de Marketing Digital para fotógrafos

Veja dicas para solucionar os problemas dos seus clientes


Você já pensou sobre como resolver os problemas que sua empresa/estúdio tem hoje? Muito provavelmente a necessidade de ações de marketing digital é um deles. Certo? Pois é, vamos falar sobre isso. Mas por uma perspectiva, acredito eu, um pouco diferente do que você está acostumado. Nada de falar que um trabalho de mídias sociais bem feito, presença no meio digital vai resolver seus problemas. Você precisa disso sim! Claro! Mas precisa pensar em como fazer. Você precisa demonstrar, utilizando do marketing digital, a solução para os “problemas” dos seus clientes. E sabe qual é essa solução? Seu trabalho! Não que seus clientes sejam problemáticos, nada disso. Trataremos por problemas as necessidades de seus clientes. Sejam elas provindas de desejo ou da necessidade puramente dita de contratar o bom fotógrafo.
Todo serviço ou produto existe ou surge para resolver um problema, suprir uma necessidade. Você compra um novo flash porque precisa de um. Para resolver seus problemas causados pela falta de um ou de mais um flash. Usamos como exemplo a fotografia de casamento. A noiva, ou os noivos, te contratam para suprir a necessidade de registrar o casamento. Simples. O que pesa é quão bem você resolve esse problema e quantas pessoas sabem que você faz bem.
É necessário que seus clientes saibam que você é a melhor opção como solução para o problema deles: contratar o fotógrafo do casamento. O dia do casamento é a realização de um sonho, a concretização de um projeto de vida, e sem registrar esse momento, sua importância pode ser esquecida. Logo, é um problema. E você ser um bom fotógrafo é a solução. Como os clientes sabem que você é a solução? Conte pra eles!
Vou dar algumas dicas rápidas e práticas para que você possa utilizar as mídias sociais a seu favor, e se tiver alguma dúvida que eu possa ajudar fique a vontade pra me mandar um direct no meu instagram: @soulmaisdigital
  • Poste certo e com uma frequência definida e sem exagero. Postar uma vez por dia é sempre melhor e tem mais retorno do que 3 vezes ao dia, por exemplo. Postar 4 vezes num dia e ficar quatro sem postar, não resolve também. É preciso manter uma frequência de 1 postagem dia para que o algoritmo do facebook e do instagram mostre sua postagem para seus seguidores de maneira mais frequente e lá no início do feed.
  • Abuse do recurso stories do intagram e facebook. Nesse sim você pode e deve fazer várias postagens no mesmo dia. Sempre mantendo uma frequência. De 3 em 3 horas por exemplo. Tire foto da sua mesa de trabalho, uma selfie, da câmera, foto de portfólio. Vale tudo. Só não vale ficar sem postar. O interessante é ter sempre algo ali no story para seu público ver, e para que o algoritmo também de coloque aparecendo antes na fila.
  • Abuse das imagens! Óbvio né? E nesse ponto não vai ser problema, pois você produz imagens! Selecione suas melhores e poste diariamente, descrevendo na legenda qual o motivo ou mesmo com dicas, de como foi feita a foto. Posts com imagens, sem texto ou com pouco texto na imagem tem muito mais chences de serem curtidos e receberem comentários.
  • Por falar em comentários, responda todos. Todos. O mais rápido possível, e os directs também! O engajamento do seu público aumenta quando ele percebe que você está ali disponível para atender!
  • Bônus: Geralmente é uma boa ideia começar com uma saudação em caso de propaganda. Em se tratando de fotografia de casamento, foque sempre no seu público alvo com as fotos. As noivas.  Exemplo: “Boa tarde queridas noivas!”  ou “Essa dica é para as noivas!” ou “Nesse ensaio a noiva..”

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