Você é um fotógrafo organizado?


Veja dicas de como ter um fluxo de trabalho organizado antes, durante e após o evento

Eu já fotografei junto e também já vi alguns fotógrafos que são extremamente desorganizados na hora de fotografar. Por isso muitos acabam perdendo momentos, levam mais tempo para fazer tarefas simples ou até mesmo usando seus equipamentos de uma forma errada. Às vezes, gastar 2 ou 3 minutos para organizar suas coisas vai economizar 1 ou 2 horas no final do serviço. É incrível!
Desde que comecei na fotografia, eu via a importância da organização antes, durante e depois de um serviço de fotografia. E, quando eu não fazia isso, eu sempre acabava sofrendo algum tipo de consequência. Desde então, cada vez mais eu aprimoro meus métodos de organização.
Lógico que eu penso como fotógrafo de casamento, mas acho que entender meu fluxo de organização é válido para qualquer segmento da fotografia. Veja como eu costumo fazer:
Antes do Evento:
Minha preparação já começa uns 5 dias antes do casamento ou ensaio. Gosto de já colocar todas as pilhas e baterias a carregar, limpar os equipamentos e formatar os cartões de memória que vou usar.
Também já crio no notebook uma pasta com uma numeração interna e o nome do casal para fazer o backup, com as pastas e confiro se o HD tem espaço suficiente para uma cópia de segurança.



Um dia antes, a noite, eu já organizo todos os equipamentos dentro da minha mochila e confiro se não esqueci nada. Gosto também de, nessa hora, ouvir algumas músicas diferentes do que estou habituado, ver fotografias ou pinturas que eu não conheço ou até assistir algum filme estrangeiro. Preferencialmente, tem que ser algo cultural que fuja do meu dia-a-dia, porque assim vou me inspirar com coisas novas.
No Dia do Evento:
Gosto de dormir até um pouco mais tarde, acordar e tomar um café ou energético e ir para o serviço – seja um pré-wedding, um casamento, ou o que for. Chegando lá, a maioria dos fotógrafos talvez já comecem a fotografar.
Eu primeiro, logicamente, cumprimento os noivos e me apresento para quem não conheço. Logo em seguida, eu procuro um espaço para deixar minhas coisas. Um cantinho pequeno e limpo, para que fique tudo de fácil acesso. Já calculo mentalmente se vou precisar de uma segunda lente, um cartão de memória, ou baterias. Geralmente não trabalho com luz artificial, mas quando vejo que talvez possa precisar já deixo a mão também. Depois guardo o resto dos equipamentos.
Isso facilita, pois, se acabar uma pilha ou um cartão de memória num momento importante, por exemplo, não vou precisar fazer essa troca correndo e talvez deixar algum cartão fora de um case ou uma bateria fora do lugar.
Ainda sobre os cartões de memória, eu também uso um sistema de identificação dentro do case: os cartões cheios virados para cima, os cartões vazios virados para baixo. Isso impede de eu sem querer acabar usando um cartão de memória usado.
Após isso, eu dou uma olhada no lugar. Procuro por melhores ângulos, possíveis problemas e como solucionar eles. Vejo como posso garantir a segurança de meus equipamentos e minha equipe, tanto de pessoas maldosas como de crianças curiosas.
No Final do Evento:
Quando chegou a hora do backup, minha esposa começa a fazer a primeira cópia para o notebook ainda durante a festa. Isso evita que, ao final do evento, tenhamos que esperar pelo backup. Logo após a valsa ela já começa a fazer o backup.
Todos os meus cartões são identificados por números, e as pastas nas quais eles serão salvas também. Isso me permite conferir o número de imagens copiadas (que as vezes pode ser diferente do número de fotos no cartão) e também, em caso corromper alguma foto, fica fácil saber qual foi o cartão danificado.



Cada serviço recebe uma numeração crescente, o que fica fácil de organizar as pastas. Dentro de cada pasta, existe os formatos de arquivo, e , separado por fotógrafos e por cartões de memórias estão as imagens. Fica salvo desse modo então:
Casamentos > 2019 – 001 – Maria e João > Fotos em RAW > Fotógrafo Klarck > Cartão de Memória 01
Isso me ajuda muito a ter um controle organizado e exato de todos os meus trabalhos.
Após o evento:
Mesmo que eu não vá editar imediatamente, eu gosto de já criar o catálogo e importar as fotos para dentro dele. Também, quando possível, costumo já criar as visualizações das imagens.
Novamente eu limpo e guardo os equipamentos, e deixo por 5 dias as imagens nos cartões de memória como um terceiro backup. Depois eu formato, para não ter dúvida se as imagens de algum cartão de memória foram ou não formatadas.
Todos esses pequenos rituais de organização me ajudaram a ser não apenas um melhor fotógrafo de casamento, mas também um melhor profissional. Afinal de contas, como diz o ditado: a perfeição está nos detalhes!


Comentários