Aprenda a fazer um suporte barato e simples

Para quem precisa de mais autonomia, o tutorial que ensina como criar a peça de suporte para rebatedor

Exemplo de peça pronta. Foto: Matthews Studio Equipament
Patrick Shipstad é um fotógrafo de Los Angeles e se diz apaixonado por composições criativas e detalhamento de luz. Ele também gosta de instrumentos e aparelhos para simplificar seu trabalho na fotografia. Por isso ele criou este tutorial.
Aqui, ele conta como e por que desenvolveu uma peça para o suporte do rebatedor. Ele trabalha sozinho e, por isso, precisa de mais autonomia. Além disso, Patrick queria um produto mais barato para esta função tão singela.
Confira o relato:
Fotos: Patrick Shipstad
Um de meus acessórios de iluminação favoritos e que uso em quase todos os ensaios, é uma simples peça de foam branco (rebatedor). Você consegue comprar em qualquer loja de artes ou até mesmo em papelarias. Uma dessas folhas de aproximadamente 0,7x1m pode custar bem barato, dependendo da loja. Um grande negócio, levando em consideração tudo que pode ser feito com essa peça. Geralmente, quando preciso de uma luz de preenchimento, esta é minha primeira opção e tem um ótimo custo benefício.
Eu quase sempre fotografo sozinho (sem nenhum assistente), assim o rebatedor requer alguma articulação e uma base firme para posicionar ele onde for preciso. Desde a altura do peito da modelo com um beauty dish, até um preenchimento lateral de corpo inteiro. Eu tenho que posicionar o rebatedor, travá-lo e então voltar para bater a foto, ou seja preciso de um suporte eficiente.
Sou um grande fã de equipamento para suporte: tripés, grampos, difusores. Claro, eles irão custar o “olho da cara”, mas serão muito utilizados e durarão muito tempo. Gastei cerca de R$100* em um pequeno aparelho que irá segurar minha folha de foam em seu devido lugar. Ele funciona como uma parte da cabeça de efeito (grip head). São resistentes e funcionam muito bem. Mas, eu pensei “preciso fazer uma visita a loja de ferragens, pois aposto que consigo fazer isso por apenas alguns reais”. E eu estava certo!
Para simplificar, então, isto é o que você precisa ter, gastando cerca de 100 reais para segurar seu rebatedor, na forma de suporte para o foam:
foamboard-holder-02
– Duas peças de metal de 12x12cm com um buraco no meio;
– Uma haste de aproximadamente 15cm, com porcas e dois parafusos em cada lado para prender as placas, criando uma resistente cabeça de efeito (grip head).
– Duas placas de metal com um buraco no meio, um parafuso (haste) com rosca nas duas pontas de mais ou menos 15 a 20cm
– Duas arruelas e duas porcas para firmar tudo.
Aqui vão as instruções:
1 – Faça 4 “orelhas” nas pontas das duas placas de metal para firmar o foam e evitar que ele deslize;
2 – Coloque uma das arruelas na extremidade do parafuso;
3 – Coloque uma das placas no parafuso com as bordas curvadas de costas para a cabeça do parafuso;
4 – Encontre o centro da folha de foam e atravesse o parafuso pelo foam;
5 – Coloque a outra placa no parafuso, com as bordas curvadas viradas para o foam;
6 – Coloque a outra arruela;
7 – Aperte a porca no parafuso, deixando bem firme de ambos os lados das placas e do foam. Os lados com pontas curvadas devem ficar viradas para o foam para mantê-los firme.
Esta peça levou literalmente 10 minutos para fazer. E com este aparelho, colocado em uma cabeça de efeito e um tripé, você poderá posicionar o rebatedor em quase qualquer lugar que precise, em sua locação ou estúdio.
foamboard-holder-03
*Os preços podem variar conforme o local e data.

Comentários