Testamos 5 aplicativos de tratamento de imagem e descobrimos qual o melhor

Afinal, qual o melhor aplicativo para tratar fotos no smartphone? Confira a análise de 5 apps famosos!

Testamos 5 aplicativos de tratamento de imagem e descobrimos qual o melhor
Hoje em dia usar o smartphone para fotografar está cada vez mais em alta, mesmo entre os fotógrafos profissionais. Já conhecido pela praticidade, a fotografia mobile vem ganhando mercado também pela qualidade de imagem. A tecnologia das câmeras em celulares vem ganhando grande investimento, principalmente de marcas top do mercado, como Sony, Leica e Carl Zeiss. Por isso, agora muitas funcionalidades estão migrando para os smartphones, como Photoshop e Lightroom e muitos outros apps de tratamento de imagem. Por isso, testamos 5 aplicativos famosos no mercado e trazemos os prós e contras e suas funcionalidades. Depois você nos conta qual achou melhor, vamos lá!
Airbrush  Google Play | App Store
Ferramentas: O Airbrush mais voltado para ajustes de retrato, como tratamento de pele, clareamento dos dentes e redução de medidas.
Edição: Por ser um app mais voltado para ajustes finos, a parte de edição da foto em si deixa um pouco a desejar.
Pago: O programa é free, mas tem algumas funcionalidades pagas. A versão grátis é bastante completa.
Filtro: Bastante opção de filtro, mas todos reduzem muito a qualidade da foto e lembram muito os antigos filtros do Instagram.
Interface: Bastante fácil de usar e bem dinâmica, com exemplos práticos de como usar cada ferramenta.

Testamos 5 aplicativos de tratamento de imagem e descobrimos qual o melhor
VSCO  Google Play | App Store
Ferramentas: Ao contrário do Airbrush, o VSCO é mais voltado para ajustes gerais da foto. Apesar de ter poucas opções como ajuste de saturação, realces e muito mais, a maior vantagem é que não há uma queda na qualidade de imagem tão significativa ao editar.
Edição: Há poucas opções de ajuste, mas possuem qualidade e praticidade no trabalho.
Pago: O programa é free, mas há filtros super legais com preços super acessíveis.
Filtro: Os filtros do VSCO trazem qualidade e criatividade no resultado final. Foge totalmente daqueles filtros brega e antigos do Instagram.
Interface: Bastante funcional e com um design incrível.

Testamos 5 aplicativos de tratamento de imagem e descobrimos qual o melhor
Snapseed – Google Play | App Store
Ferramentas: O editor de fotos do Google possui uma enorme gama de ferramentas e efeitos, mas nada que chame muito atenção de um fotógrafo. Além de ter os ajustes clássicos como saturação, temperatura e sombras, o aplicativo é repleto de efeitos automáticos.
Edição: Por causa da maioria dos seus efeitos serem automáticos com pouca gama de ajuste da ferramenta, o intuito do aplicativo é mais voltado para usuários que não são fotógrafos profissionais, nesse quesito facilita muito o uso.
Pago: Todas as funções são gratuitas, aliás, tem muuuuita função disponível.
Filtro: Por ser tratar de um aplicativo mais automatizado, a gama de filtros é bastante vasta. Todos muito voltados para aqueles efeitos “antigos” que já saíram de moda em 2014, ainda bem!
Interface: Super fácil de usar e simples.

Testamos 5 aplicativos de tratamento de imagem e descobrimos qual o melhor
Afterlight – Google Play | App Store
Ferramentas: Com poucas opções de edição de imagem, o foco maior são os efeitos automáticos que imitam filmes fotográficos, como películas queimadas e vencidas, ou seja, os clássicos do retrô.
Edição: As ferramentas de edição deixam muito a desejar, tanto pelas opções mais básicas, onde até o “contraste” afeta muito na qualidade da foto, ficando muito atrás de outros aplicativos com o VSCO.
Pago: Possui algumas opções de efeitos de filmes para comprar, mas não vale o custo, mesmo ele sendo baixo (0,99 dólares).
Filtro: O ponto positivo dos filtros são os preto e branco, e outra vantagem é que a qualidade da imagem não é muito afetada, trazendo um resultado bacana.
Interface: Bastante simples e direta, super fácil de usar.

Testamos 5 aplicativos de tratamento de imagem e descobrimos qual o melhor
Pixlr – Google Play | App Store
Ferramentas: O aplicativo não se destaca muito no quesito ajustes básicos, o forte do Pixlr é mesmo é a enorme gama de filtros, molduras e efeitos. Nos testados, esse é o que mais tem opção, mas a grande maioria é bastante brega, nível sépia. Também tem a opção de escrever em cima da foto, com escolha da fonte e tudo mais.
Edição: Na parte de ajustes básicos não foge muito de outros como o VSCO e o Afterlight, trazendo alguns outros diferenciais como desfoque e correção de olhos vermelhos.
Pago: O aplicativo é totalmente free, com muita, digo, muuuita, opção de filtros e efeitos. Se o seu intuito é esse, vale a pena!
Filtro: Se tratando de filtros, esse aplicativo ganha nota 10 em quantidades de efeitos, mas leva uma nota baixa na qualidade. A grande maioria é bem ultrapassado.
Interface: Bastante rápida e fácil de usar, design moderno e funcional.

Resultado final – Qual o melhor para cada necessidade?
– Ajustes básicos da imagem (contraste, saturação, temperatura, etc): VSCO
– Tratamento de pele e ajuste fino: Airbrush
– Filtros e molduras: Pixlr e VSCO
– Quantidade de ferramentas, filtros e utilidades: Snapseed e Pixlr

Comentários